sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Biomassa de banana verde

Biomassa de banana verde

Esta massa é um verdadeiro achado, podemos substituir vários ingredientes calóricos por ela, no lugar do leite condensado, creme de leite em varias receitas.

                                                                                     Receita:
                                            
1- Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando uma esponja com água e sabão e enxágue bem.
2- Coloque água na panela de pressão até cobrir as bananas e deixe ferver. Coloque as bananas (retiradas com cuidado no talo máximo, para que não abram durante a cocção) Quando começar a pressão conte 8 minutos.
3- Após esse período, desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4- Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6-Vá aos poucos tirando a casca da fruta, e coloque no liquidificador. É importante que a fruta esteja bem quente, para não esfarinhar;
7- Acrescente água aos poucos a e processe até obter uma pasta bem espessa. Não há uma quantidade certa de água pois depende da quantidade e do tamanho das bananas;
8- Está pronta a sua biomassa!

Como armazenar 
Guarde a massa somente depois de esfriar. O ideal é dividi-la em porções e acondicioná-las em sacos plásticos próprios para congelamento. Coloque em cada saco a medida de uma xícara (chá), que será a quantidade mais utilizada nas receitas. Na hora de descongelar, faça assim: 
· Abra o saquinho e ponha a polpa numa panela com o fundo coberto com água. 
· Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que a polpa volte a ficar lisinha como antes de congelar. 
· Se sobrar biomassa descongelada, guarde na geladeira num pote de vidro hermeticamente fechado. 

Beneficio Biomassa:
A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. 

O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. Então além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, além de aumentar a saciedade por causa do amido resistente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário